A relação da Horta da Torre com a comunidade mais próxima, fixada na vila de Cabeço de Vide, tem sido contínua. Muitos têm sido os videnses que têm visitado o sítio arqueológico e que se interessam pela evolução dos trabalhos, sentindo que o património é um grande factor de valorização de qualquer terra.
É este precisamente o sentimento da Rosário, residente em Cabeço de Vide, onde tem um negócio de doces tradicionais e regionais, sob a marca "Pescoto du Monti". A Rosário visitou pela primeira vez a villa romana da Horta da Torre e adorou o que viu, tendo descoberto que, afinal, conhecia bem este território, pois passou parte da sua juventudade num monte muito próximo da villa romana. Curiosamente, só há pouco tempo soube da existência deste importante sítio arqueológico.
A equipa de trabalho presente nas primeiras duas semanas teve mesmo oportunidade de visitar a casa de Rosário e de conhecer os produtos que ali se fabricam.
...e numa das pausas dos trabalhos de campo foi mesmo surpreendida com deliciosa boleima de maçã que é um dos produtos de excelência do "Pescoto du Monti".